segunda-feira, 20 de abril de 2009

Segredos em grãos de areia




Posted by Picasa

Os grãos de areia desta praia guardam segredos meus da mesma forma que eu conheço de cor a temperatura das suas águas e o sabor do seu mar salgado. Foi palco privilegiado de uma adolescência recheada de muito Sol, de pegadas percorridas em dunas sem acusar o mínimo cansaço, de recordações de aromas de uma flora seca e espinhosa, de gargalhadas perdidas num areal cujo fim apenas era conhecido pelo vento que as levava, de beijos trocados com sabor a Verão e temperados pela paixão. Areias brancas e finas que na minha memória ainda se colam aos meus pés enquanto corro do primeiro mergulho do dia.

Hoje os grãos de areia desta praia transformaram-se, vão ser pisados por outras gentes que não aquelas da cidade que a reconhece como sua. Hoje esta praia está organizada, bonita, charmosa, aburguesada, preparada para receber oferecendo o melhor do que o turismo tem.

Enfeitada por uma arquitectura primorosa, por jardins impolutos, pelos azuis contrastantes do seu mar e das inúmeras piscinas que a ornamenta, esta costa paradisíaca ganhou beleza pela mão humana ao mesmo tempo que perdeu em simplicidade, pacificidade e naturalidade, reconhecíveis apenas por quem a conheceu por desbravar.

Por isso as gentes da cidade que a olha de longe sentem-se traídas, furtadas a um património que sentiam como seu e receosas do futuro lhes reservar um acesso desigual.

Nada será igual é certo mas naquelas areias continuam os meus segredos, a minha herança deixada a uma praia que não sendo minha, é de toda a gente e não é de ninguém.

3 comentários:

Time Traveller disse...

Tróia, certo?
Também conhece alguns segredos meus... que lá ficarão guardados.
Obrigada pelo apoio no meu blog.
Beijokas

Eudemim disse...

Troia…
Onde andei de helicóptero pela primeira vez e lembro-me de ter assistido a um concerto debaixo de água, numa piscina.
Há uns anos atrás foi um acontecimento. Tínhamos de mergulhar e aguentar o mais possível para apreciarmos o espectáculo.
Foi mesmo uma experiência e tanto.
Muito obrigada por esta recordação, assim por acaso.
E pronto lá revelei os meus segredos em Troia.

Bjs daqui do Hemisfério Sul

Unknown disse...

Amiga,

Como tu, também observo, de longe, as alterações que Tróia vai "sofrendo". Entendo a tua "nostalgia", embora eu não tenha tanta ligação àquelas praias, também lá passei muitos bons(e outros nem tanto) momentos - coisas da adolescência...

Mas de areias... contigo... não posso não associar a umas areias brancas e finas como farinha, numa água quente, num outro continente e um dueto, cantando: "Entre por essa porta agora..."

Desculpa não ter nada a ver... mas adorei recordar...

Sorrisos muitos, e um beijo