segunda-feira, 9 de outubro de 2006

aroma a roma

Estive em Roma em trabalho nestes últimos dias. Confesso que não tive por esta capital europeia um amor à primeira vista...nem à segunda...pelo contrário foi um trabalho árduo de conquista, de preserverança, mas que como resultado final teve o mérito de me fazer apetecer voltar lá outra vez.


É impossível ficar-se indiferente a esta cidade e isto pelos aspectos mais positivos e mais negativos.
É impossível não se ficar arrebatado com o coliseu e com os fórus romanos, com a sua carga histórica, com a sua tonalidade, a sua magia.

É impossível não se gostar das suas praças, das suas lojas, dos seus artistas, da sua gastronomia, da paisagem pitoresca.

É impossível não nos apaixonarmos pelos seus monumentos, pela sua grandiosidade e imponência, pelos percursos que se podem fazer só seguindo a direcção das cúpulas das igrejas que vão aparecendo no campo de visão, pelo prazer de descobrir.

São intermináveis as coisas que se podem gostar em Roma. Mas Roma é uma cidade de muitos contrastes e apesar de eu ser particularmente apreciadora de contrastes, nem todos são agradáveis aos nossos sentidos. A imensidão de gente que mora e invade Roma em turismo, dá a esta cidade tão bonita na sua essência, uma série de defeitos que por vezes nos leva à exaustão.

Quando se torna impossível apreciar praças e monumentos por não se conseguir sequer chegar perto, quando tirar uma fotografia se torna um trabalho árduo, quando ver-se italianos é a excepção e não a regra, quando há mais folhas de jornais espalhadas pelo chão do que nas prateleiras das lojas, o maravilhoso perde um pouco da sua graça.

Roma tem a meu ver alguns defeitos enquanto cidade cosmopolita mas enquanto essência é concerteza uma das cidades mais bonitas do mundo.

7 comentários:

Alexandra disse...

Bom eu sou suspeita pois sou apaixonada por esta cidade que vive em mim......

senti uma pontinha de inveja (desculpa) e de saudades.....

como é possivel não se amar esta cidade...Roma Eterna.

Beijos

Anaritababy disse...

Concordo contigo a 100% é uma cidade de contrastes, o que não faz dela uma cidade á 1ª vista muito atractiva, mas com um caris especial sem duvida. Adorei lá ter ido.
Bjos

Alexandra disse...

linda o pensamento chegou com tuda a certeza...

Maria disse...

Bem, eu não sou a melhor pessoa para falar porque tenho uma ligação muito forte a Itália... Mas acho impossível não se amar Roma! Apesar de ter pessoas a mais, turistas a mais, trânsito a mais e poluição a mais, é uma cidade viciante! Ai que saudades!!!

Beijocas grandes!

Inca disse...

eu sou como tu, gostei mt mas....mt gente, mt confusão, achei um bocado enlatado.Mas gostava de voltar para poder sentir a cidade com + calma.beijinhos

Angie disse...

Roma... uma cidade que gostava e espero visitar um dia!!

Beijinhos!!;)

Sónia disse...

Eu bem gostaria de poder opinar...Fico-me pelo sonho de Itália, não tanto Roma mas particularmente Veneza, um dos meus sonhos de menina.Espero um dia estar aqui a partilhar contigo o que achei...

Gostei do teu blog e especialmente da tua visita.É gratificante, de um valor incálculável a sensação de alegria que me trazem visitas assim.Obrigada, volta sempre, este Crystal e este Mar esperam-te sempre, de coração aberto