sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Teoria

Podia-me sentir melhor se usufruísse do sentimento egoísta de sentir que não sou a única, mas a verdade é que não me sinto. Heuristicamente falando, parece que o mês de Setembro está a ser cúmplice de depressões, de maus humores, de angústias e de tristezas. Percebi que sou apenas mais uma num mar de gente que acusa insatisfação, tristeza, ansiedade e a típica "rabugice".
Será por Setembro ser o mês dos recomeços, do retomar de projectos, dos múltiplos regressos? Será que isto significa que a maioria das coisas que fazemos não nos proporcionam prazer suficiente para as retomarmos sem amarguras?
Não, recuso-me a ter esta visão tão negativa da nossa existência. Opto antes pela teoria de que as férias estimulam a região cerebral responsável pelas sensações de prazer mas que posteriormente tem o efeito preverso de nos tornar mais exigentes. Quando regressamos ao trabalho, já não nos deixamos encantar com aquilo que nos espera, maravilhados que estávamos com o papo para o ar, o sol na barriga e os pézinhos na areia. Depois, quanto maior tiver sido a subida maior será a queda. Leia-se, quanto melhores tiverem sido as nossa férias (com o centro do prazer cerebral ao rubro) mais infelizes nos sentimos no regresso, no trocar o papo para o ar pelo assento de uma cadeira, o sol na barriga pela luz do candeeiro de lâmpada fluorescente, os pés na areia, pelo sapatinho de salto alto.
Mas, a boa notícia é que isto passa, o tempo nestas situações revela-se um aliado e encarregar-se-á de colocar o nosso sistema limbico no seu devido lugar, sem exigências de maior e aí voltamos a ter prazer naquilo que, por momentos, nos parecia impossível.
Atenção que esta teoria é minha, facilmente refutável por um entendido em neurologia mas cada um acredita naquilo que quer, e mais não digo.

6 comentários:

Unknown disse...

Ora eu não podia estar mais de acordo! Mas tb acho q isto tem tendência para passar...lá mais para a primavera ihihih!
Beijinhos e bom fim de semana
Alexandra

cris disse...

Os malefícios das férias. Talvez o nome provável da tua teoria, com a qual não poderia deixar de estar mais de acordo.
Beijocas

Xana disse...

Se concordo com essa tua teoria... e ai de algum neurologista que a refute!!
Bom fim de semana
beijocas
tica

Alexandra disse...

Eu diria que passa mas deve ser mais lá para o inverno...é horrivel esta fase não é.

Um beijinho grande e animo que é o que necessitamos para esta vidinha

Inca disse...

amora, devagarinho estou a reencontrar o bom humor, detesto o Inverno, mas a verdade é que são só uns mesitos, depois regressa tudo…., e é tão bom sentir regressar o bom tempo, o sol e a luz. a certeza do regresso dá-me animo.
beijinho grande

Anna72 disse...

Não podia estar mais de acordo!

Beijinhos