quinta-feira, 31 de maio de 2007

Todos a procuram numa busca incessante mas poucos parecem encontrá-la, ou pelo menos assim o pensam. Falo, claro está, da felicidade, esse estado utópico ou talvez não, pelo qual todos nos debatemos.

Mas afinal o que é isto da felicidade? Será alegria, prazer, bem-estar ou necessitará de alguma alquimia de que poucos conhecem a fórmula? Será a felicidade o motor impulsionador de toda a actividade humana? Existiremos para sermos felizes ou a existência poderá estar desvinculada da felicidade? Poderemos ser felizes sem nos apercebermos ou para haver felicidade tem de haver percepção dessa felicidade?

Gostaria de conhecer a opinião dos que me lêem acerca deste assunto por isso lanço-vos o desafio. Afinal o que é para vocês isto da felicidade?


NOTA: Decorre na culturgest uma conferência subordinada a este interessante tema. Vale a pena dar uma escapadela.

10 comentários:

Inca disse...

ai que difícil, depois quero passar por cá para dar a minha opinião, para já vou reflectir.
beijos

Anna72 disse...

Para mim, a felicidade é feita de momentos especiais (daqueles que nos fazem bem à alma e nos fazem sentir que vale a pena viver). A felicidade permanente é uma utopia contudo, momentos felizes são uma realidade.

O problema está no facto de nem sempre nos apercebermos que estamos a viver um momento desses... lá está o que escrevi há dias no meu blogue: a insatisfação.

Beijocas e que tenhas um fim de semana feliz ;)

cris disse...

Eu acho que sou feliz, apesar dos altos e baixos, mas a vida é assim, nem sempre podemos estar no pico da montanha. Feitas as contas, e apreciando tudo o que me rodeia, o saldo é tão positivo, principalmente quando vejo que tudo depende da nossa atitude perante a vida!
Beijocas

Mary disse...

Sou feliz.
Não significa que não tenha problemas na minha vida, não tenha dificuldades em resolvê-los ou até que os consiga resolver. Mas sou feliz.
Sou feliz porque encaro os problemas e vou à luta para lhes dar uma resposta.
Se me saísse o Euro milhões não seria mais feliz do que já sou teria apenas mais facilidade em resolver ultrapassar alguns problemas.
Mas se não tivesse o meu AMOR, a minha FAMÍLIA e os meus AMIGOS não seria feliz nunca.
Bjs

Maganita disse...

Humm...mais um interessante desafio...
Para mim a felicidade inclui um conjunto de coisas: o amor, a familia, os amigos. Para me sentir feliz tenho de sentir que os tenho. Se algum me faltarem penso que terei de direccionar a minha percepção da felicidade noutras coisas, e acho que a felicidade depende muito (ou mesmo inteiramente) da forma como encaramos a vida. Ela nem sempre é perfeita e o ser humano é insatisfeito por natureza (como a Anna já referiu), mas na maior parte do tempo acho que conseguimos ser felizes, tudo depende da nossa visão do mundo. Eu sou feliz...há coisas que gostaria de ter e não tenho, mas não faço depender a minha felicidade disso. Tenho momentos menos bons, mas mesmo nesses eu no fundo sei que tenho razões para sorrir...
Beijinhos felizes

Angie disse...

Felicidade??
Pergunta difícil... mas o significado mais simples talvez seja sentir uma paz interior com tudo o que fazemos e sentimos.

Xana disse...

A felicidade para mim resulta na junção de pequenas coisas, e só a bem pouco tempo é que descobri que a minha felicidade é real, e depende só de mim. claro que há dias cinzentos, mas esses dias permitem-me ver que a grande maioria dos meus dias são muito felizes!!
(complicado escrever o que vai na alma)
beijocas
tica

Alexandra disse...

Dificil...felicidade é algo que acho nunca alcansamos pois queremos sempre mais...
mas neste momento felicidade é chegar a casa e ver o sorriso das minhas crianças, ter os que mais amo junto de mim com saúde...e saber que estou a fazer tudo para ser feliz

beijos à procura da felicidade

Anónimo disse...

....huuuummm...
Busco a Felicidade em cada momento, em cada coisa que faço....e consigo alcançá-la muitas vezes! Pequenos momento fazem-me tão feliz, pequenos gestos...
Acho que o conceito de Felicidade somos nós próprios que o construimos.

Beijinhos,
Inês

Unknown disse...

Amiga

Muitas vezes na minha vida questionei se ia senti-la..
Neste momento para mim é sentir amor, carinho e vida de todos os mesu EU - sejam familia ou amigos..
É rir do nada e de tudo..

Um rande beijo super feliz para ti .

yami

ps - Se eu nomea-se blog o teu seria um deles :)