domingo, 30 de julho de 2006

Aromanostalgia

Assolada por mais um momento introspectivo, hoje dei por mim a pensar se seria uma pessoa saudosista (esclareço, desde já, que para efeitos deste post, falarei de saudosimo como uma saudade de acontecimentos passados, não de pessoas).

É que apesar das lembranças de acontecimentos passados serem temas frequentes de animadas e prazeirosas conversas entre amigos, sou daquelas pessoas que, tendencialmente, não gostaria de os reviver pois considero que o momento actual é sempre o melhor momento. Ou seja, gosto de recordar o passado mas faço-o sem mágoa, mas antes com a perspectiva de que esses momentos passados foram a contribuição fundamental para o meu património íntimo pessoal e para a minha individualidade.

No entanto,há acontecimentos que, inevitavelmente, recordo com saudade, não propriamente pelo desejo de os reviver, mas pelos bons afectos que me transmitem, pelas boas lembranças que me proporcionam: quando brincava na rua às escondidas com mais uma dezena de vizinhos, quando a turma da Mónica e do Cebolinha eram os meus heróis, quando feriado significava não ter uma aula, quando acampar ainda me despertava alegria, quando as melhores noites eram as passadas na casa das amigas, quando folículos, nidação e afins eram apenas conceitos das aulas de biologia, quando as revistas Bravo (em alemão) enchiam as minhas gavetas.

Chego assim à conclusão que as saudades não vêm do acontecimento em si mas dos sentimentos que estes nos proporcionavam! Por isso não adianta repetir os acontecimentos passados (eu podia comprar todos os almanaques da Mónica e do Cebolinha que concerteza não iria achar a mesma piada), trata-se antes de procurar outros acontecimentos que nos transmitam sentimentos idênticos. E aí reside a criatividade da vida! A saudade deverá existir em cada um de nós não como uma mágoa, mas como a forma de não nos fazer esquecer que a vida pode ser bela!

4 comentários:

Bem Me Queres disse...

Amiga, não sabia que tb tinhas um cantinho especial :)
Um beijinho mt doce e mt especial e obg pela força
Cláudia

Musa disse...

Palavras sábias, amiga, e muito bonitas!
Quem não recorda com saudade aquele tempo em que nos sentíamos felizes e protegidas e não havia problemas nem nada que nos pudesse entristecer...
MAs acredita que outros momentos de grande felicidade e bem estar voltarão a encher a tua vida, vais ver!
Beijinhos mto mto grandes,
Musa

cris disse...

Eu também ainda sou do tempo das revistas Bravo em alemão (esta frase fez soar a um qualquer anúncio de televisão). E ainda do tempo em que se brincava na rua com dezenas de vizinhos... Tudo isto para dizer que gostei muito de ler o teu post.
Beijocas

Anna72 disse...

Olá!

Cheguei aqui através do blog da Musa e li todos os "aromas".

Gostei muito do que li e identifiquei-me em várias passagens: António Gedeão é um dos meus poetas preferidos, tenho exactamente a mesma opinião sobre Paris, adoro praia sem os rádios barulhentos e os farnéis da praxe, devorava livros da Turma da Mónica quando era pequenita, etc. etc.

Vou certamente voltar :)

Beijinhos